domingo, 7 de novembro de 2010

'Inaugurado' às vésperas das eleições, hospital de Santana está fechado

É O VALE TUDO NA ELEIÇÕES...

'Inaugurado' às vésperas das eleições, hospital de Santana está fechado
Sem os equipamentos, o atendimento se resume a consultas médicas feitas nos consultórios que ficam dentro da unidade de saúde
 
Gazeta de Alagoas - Waldson Costa
Reinaugurado com expectativas às vésperas das eleições 2010 – no dia 28 de outubro deste ano –, o Hospital Regional Doutor Clodolfo Rodrigues de Melo, localizado em Santana do Ipanema, permanece fechado. Dias após a solenidade de abertura da unidade pública de saúde apontada como referência para atender a população de 25 municípios do Sertão Alagoano, apenas serviços ambulatoriais estão funcionando.

Atualmente, as portas do Hospital Regional do Sertão estão abertas para realizar apenas atendimentos médicos de baixa complexidade. Ou seja, para oferecer à população serviços que já eram contemplados nas unidades simples de saúde dos diversos municípios. Com isso, os atendimentos estão restritos a intervenções simples que envolvem consultas; mas não contemplam diagnósticos, internações, e serviços de urgência e emergência.

De acordo com o diretor do Hospital Regional, Marcos Calderon, com ações de planejamento em andamento a expectativa é que a unidade pública de saúde incorpore os serviços de média e alta complexidade até 15 de dezembro."De fato, o hospital ainda está fechado. A inauguração do dia 28 foi do setor ambulatorial. O objetivo é que ele seja aberto no dia 15 de dezembro. Mesmo assim, os serviços serão incorporados por etapa. Primeiro toque ainda faltam chegar alguns equipamentos; depois, porque ainda estamos avaliando as contratações de médicos e funcionários", disse ao evidenciar que o hospital vem atualmente operando com 10% da capacidade total.

"Não se implanta um hospital de uma hora para outra.Tudo tem que ser planejado respeitando etapas. Em sua totalidade o Hospital do Sertão terá capacidade para atender até 10 mil pacientes. Para isso, a estrutura possui 90 leitos para internações e três salas de cirurgias. Além da UTIadulto e UTIneonatal" completa Calderon.

Enquanto o hospital não entra em funcionamento, cerca de 70 pessoas são atendidas por dia, de segunda à sexta-feira, em consultas simples nos consultórios que ficam dentro da unidade pública de saúde. O agendamento é feito pelo sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema.

EQUIPAMENTOS

Com parte das salas e corredores ainda vazios, a administração do Hospital Regional Doutor Clodolfo Rodrigues de Melo vem aproveitando o tempo em que a unidade de saúde está fechada para realizar alguns ajustes na estrutura que foi construída em 2004 e ficou abandonada por 5 anos.

"Como o prédio ficou abandonado por muitos anos, muitas coisa precisou ser recuperada. Também estamos aguardando equipamentos e instrumentos específicos que são necessários para atividades médicas. Enquanto vamos estruturando o hospital, também vamos avaliando as necessidades dos pacientes da região", disse o gerente de atendimento da unidade, André Nunes.

Na visita que a reportagem da Gazeta fez ao hospital, na última sexta-feira, foi constatado que alguns equipamentos que chegaram ainda permanecem dentro das caixas à espera de serem montados.

Com diversas alas ainda desativadas, apenas o centro cirúrgico, uma sala de parto e algumas enfermarias - ainda desativados - estão com mobília e maquinários à mostra.

Corredores vazios e ausência de diversos equipamentos podem indicar que o hospital recém-inaugurado ainda deva passar mais um tempo com as portas fechadas.
           Fonte:  http://gazetaweb.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário